top of page

Moda e conteúdo com a série japonesa Atelier

Hoje é dia de dica aqui no blog e trazemos pra vocês um adorável dorama disponível na Netflix que, particularmente, amamos as produções originais!

” Dorama ou j-drama, é a designação dada aos dramas televisivos em língua japonesa realizados pela televisão do Japão. Todas as principais redes de televisão do país produzem uma variedade de séries dramáticas, incluindo romance, comédia, histórias de detetive, terror dentre outros “. Wikipédia

Netflix aproveitou sua entrada no mercado japonês para investir em um dos principais ‘hobbies’  locais e nos fez a gentileza de difundir a cultura dos doramas. A série foi produzida em parceria com a FUJI TV que é uma das mais importantes emissoras japonesas, para conseguir um conteúdo original e com atores locais.

Foi assim que surgiu Atelier (também chamada de Underwear em outros países). A série foi ao ar no final de novembro de 2015, e disponível recentemente no Brasil com todos os seus 13 episódios.

Pra quem não conhece as dinâmicas sociais japonesas, Atelier pode parecer um pouco monótono ou estranho no início, mas recomendo que assistam alguns episódios para que entrem na trama e fiquem curiosos para saber mais e mais sobre os próximos episódios que são surpreendentes. Este é o primeiro dorama que assisto e estou completamente apaixonada.

A História

A jovem Tokita Mayuko após concluir seu curso especializado em tecidos, acaba encontrando um emprego que lhe mudará a vida e que exigirá o máximo de suas qualidades como profissional e como pessoa. Seu trabalho é em uma marca de lingerie de luxo, a “Emotion”. Na presidência da empresa, Nanjo Mayumi, é um ícone que alavancou a indústria de lingerie japonesa desde que a marca fora criada há 25 anos.

Você até pode confundir pensando ser uma “cópia” de O Diabo Veste Prada. Mas, logo vai perceber que é completamente diferente.

Temas como relacionamento, ambiente corporativo, empreendedorismo, parcerias, bastidores da moda, ego, altos e baixos de uma organização, planejamento, a aceitação da mulher em relação ao seu corpo, vestuário X personalidade, qualidade e respeito são apenas alguns exemplos de tantos outros assuntos abordados na série.

Ah, e a expressão facial dos atores são fortes e divertidas para nós, que não estamos acostumados com as pessoas fazendo aquelas caras, bocas e gestos de modo tão intenso.

Prepare-se para ver lindos cenários, com muita elegância e sofisticação. A fotografia, dinâmica das cenas, hábitos e costumes japoneses, também são um destaque.

E se for um amante de café, como eu, prepare-se para sentir muita vontade de tomar uma xícara a cada episódio pois o café surge em praticamente todos os episódios da série.

A série é bem diferente das que estamos habituados a assistir. Mas, quer uma dica? Atelier é uma ótima oportunidade para reflexão sobre os temas abordados e de conhecimento da cultura japonesa.

E vocês, já assistiram Atelier ou algum dorama? Gostaram? Compartilhe com a gente, vamos adorar trocar ideias com você.

Beijo e até breve!

Chris Corcino

Imagens: Reprodução . Pesquisas Google

bottom of page